>Semussum Brasil – Ponto de Cultura Afrosul apresenta as raízes africanas da música no sul do Brasil

>Foi concluída neste domingo (21) a primeira etapa do projeto Semussum Brasil, realizado através de parceria entre o Coletivo Nordeste Livre e o Ponto de Cultura Coco de Umbigada. A iniciativa, que integra o Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, é composta de uma série de vivências de captação de materiais em áudio e vídeo, composto de músicas e depoimentos, que estejam relacionados às raízes afroinígenas da cultura nas cinco regiões do Brasil.
Durante uma semana foram realizadas atividades de captação de músicas e depoimentos através de uma parceria com o Ponto de Cultura Afrosul e a Ação Tuxáua Rota Digital Sul. A vivência proporcionou a interação com mestres griôs, terreiros, aprendizes e a comunidade participante das ações do Ponto.
O material em áudio e vídeo captado inclui manifestações musicais e rituais diversas que transitam do samba à black music, com a participação de mestres griôs, aprendizes das oficinas de percussão oferecidas no Ponto, lideranças religiosas de matriz africana e outros músicos. As gravações foram realizadas em estúdio montado com os recursos disponibilizados pelo projeto Semussum Brasil e também ao vivo, durante a apresentação semanal realizada no Ponto, que também foi transmitida via internet via web rádio.
A vivência incluiu ainda a realização de oficinas de coco (foto à esquerda), ministradas pelo mestre Quinho de Caetés, e uma apresentação de coco compartilhada com aprendizes do Afrosul, durante a festa no último dia.
Algumas fotos das atividades podem ser conferidas no álbum de fotos do Coco de Umbigada. O projeto continua entre os dias 05 e 12 de abril, em Santarém (PA), no Ponto de Cultura Puraquê. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse a wiki do projeto. Também há um relato de Vania Pierozan, integrante do Afrosul, no blog Cultura Digital Sul.

Anúncios

Um comentário sobre “>Semussum Brasil – Ponto de Cultura Afrosul apresenta as raízes africanas da música no sul do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s