UFPE ouve sobre Coco, dança e movimento com Mãe Beth de Oxum

Nesse mês de dezembro a Universidade Federal de Pernambuco e o Centro de Artes e Comunicação promoveram uma série de rodas de conversa com Mestres da Cultura Popular de Pernambuco, trazendo outros movimentos e sons de fora da academia para pensar melhor a dança e suas extenções. Foi o projeto Palavra de Mestre, coordenado pela Professora Maria, do curso de Artes e dança.

Passaram pelo tablado da sala de dança Mestres de capoeira, de coco, do cavalo marinho e mazuca, e no dia 10 foi Mãe Beth de Oxum quem esteve com a palavra da vez.

A roda de conversa acontecenu num clima bem confortavél com almofadas pelo chão de madeira, muitos participantess que ouviram a historia do coco de umbigada e suas vertentes, as origens desse som, que puxa movimento e consequente a dança em todo lugar que vai.A importancia da dança e brincadeira do Coco para manter as culturas ancestrais, o pertencimento local, a auto estima de todos e todas que entram na roda. Mãe Beth falou das crianças e sua forte participação no Coco, e que essa é a esperança que ele traz, a perpetuação da nossa afro brasilidade.Foi exibido o vídeo “sambada de outubro”, editado pela equipe do Centro Cultural Coco de Umbigada.Uma troca de impressões entre as pessoas sobre a fala de Mãe Beth, abriu uma roda de coco, que rendeu e animou até mais tarde.

Em breve um vídeo com a  fala de Mãe Beth.

Axé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s