Políticas Públicas para Terreiros

No último novembro,  aconteceu  em São Luís/MA a I Oficina Para Elaboração de Políticas Públicas de Cultura para Povos Tradicionais de Terreiro, evento que reuniu  cerca de 200 pessoas, entre líderes de terreiros, gestores governamentais e não governamentais, acadêmicos e representantes de movimentos sociais de todo o Brasil. Mãe Beth de Oxum e Mãe Lúcia de Oyá foram duas representantes do estado do Pernambuco, participando ativamente das atividades e debates.

Os quatro dias da Oficina colocaram em pauta a construção de políticas culturais para o segmento, com vistas à proteção, promoção e consolidação de suas tradições, reconhecendo seus ritos, mitologias, simbologias e expressões artístico-culturais.

Na abertura, Márcia Rollemberg, da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, destacou os altos índices de violência contra os jovens afrodescendentes. Segundo ela, o Brasil é campeão em homicídios no mundo, problema que atinge toda juventude brasileira, o que pode ser amenizado com mais investimentos nas comunidades tradicionais de terreiros. A secretária acredita que religião de matriz africana estimula o jovem a cultivar valores e ter responsabilidades, mantendo-o longe das drogas e da criminalidade.

Segundo Mãe Beth de Oxum a “importancia desse encontro foi da perspectiva de articulação e fortalecimento das politicas públicas das comunidades de Terreiros, com formulação de propostas em cada área de trabalho para compor o Plano Nacional de Políticas Públicas de Comunidades de Terreiros, que vai orientar o próximo governo.Participei do grupo de trabalho Cultura e Comunicação e nossa proposta foi a de intensivar a produção de conteúdo de matriz africana para os meios de comunicação públicos e governamentais, na intenção de ter nossos rostos e vozes representados para todo país ”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s