Encontro das Culturas Populares e Tradicionais

MAE BETH DE OXUM NO ENCONTRO DE CULTURAS POPULARES EM SAO PAULO 

 Encontro das Culturas Populares e Tradicionais :

Olá companheiros, esse momento é muito importante para a cadeia produtiva da cultura deste país, muitos embates estão sendo travados, agente se prepara para a III Conferencia Nacional de Cultura, um espaço importante de debates e de construção de políticas públicas de cultura. Nesta reunião em São Paulo, além do Fórum Nacional das Culturas Populares, e da Reunião da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, também tivemos reunião ordinária com 05 Colegiados do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC, sou conselheira do Colegiado de Culturas Afro-brasileiras, que entre outras coisas, aprovou o regimento do colegiado, avaliou as políticas públicas para as Culturas Afro-brasileiras e discutiu as diretrizes para a III Conferencia Nacional de Cultura, haja vista todos nós membros do CNPC, sermos delegados natos da Conferencia Nacional.

No Fórum de Culturas populares participei do GT de Democratização da Comunicação, por entender que o direito a comunicação, de fato, é o grande gargalo para as culturas populares e tradicionais, não temos difusão, não temos mídias, a invisibilidade ainda é muito grande, fiz a proposta de garantia de um canal de comunicação no espectro da nova TV digital, que ampliara para 7 canais digitais, precisamos nos articular nacionalmente e garantir nessa III conferencia um canal de TV para as Culturas Populares, Tradicionais e Afro-brasileiras, dado a histórica hegemonia e domínio econômico das 11 famílias que detém a comunicação no Brasil.

Paralelo as reuniões dos colegiados, tivemos varias reuniões com a Comissão Nacional de Pontos de Cultura, participei apenas de duas, priorizei as reuniões do colegiado de culturas Afro-brasileiras, por ter pauta sobre as comunidades tradicionais de terreiro, e por discutir o regimento do mesmo, Lula Gonzaga foi representando Pernambuco e já socializou alguns links das discussões na comissão. Dois pontos importantes, o primeiro a retomada do programa Cultura Viva, a volta dos editais, dos prêmios, e a segunda a aprovação da lei Cultura Viva que já saiu da câmara com unanimidade e vai para o senado ainda essa semana para ser votada.

Houve um embate grande no tocante a apresentação da plataforma digital, a comissão nacional quer ser consultada e não só comunicada na resolução das políticas, esse ponto foi bastante polêmico, pois a comissão não aceitou o coletivo Soy louco por ti, fazer a plataforma digital dos pontos de cultura, o Minc, necessariamente teria que discutir com a comissão essa plataforma, e não apresenta-la já pronta, o bicho pegou nessa hora.

Para além das discussões políticas, muitos grupos de cultura popular, todos simplesmente maravilhosos, de Lagoa de Itaenga – PE, teve maracatu rural, cavalo marinho e mamulengo.

Teve reisados, marujadas, congadas, jongos, samba do recôncavo, bois, afoxé, coco e tantas outras coisas que já não me lembro, só sei dizer que foi um dos encontro mais lindo.

Na foto acima , encontros, intercâmbios, troca de saberes, magias.
Mãe Beth de Oxum dando o seu recado no Encontro de Culturas Populares e Tradicionais no Sesc Itaquera em São Paulo, de 01 a 06 de outubro / 2013
foi maravilhoso esse encontro, além dos debates políticos, participei de diversos momentos artísticos com grandes grupos de cultura popular e tradicionais do Brasil.

diz a matéria do jornal local, O público presente foi convidado a dançar na roda, Mãe Beth de Oxum chegou e cantou seu Coco de Umbigada e faz a ponte entre Olinda – São Paulo e mandou seu recado:
“Salve nossa matrizes! Salve nossa matriz africana! Salve nossa matriz indígena!”

“diga lá que coco é esse, é o coco de umbigada.”

vamo que vamos, Mãe Beth de oxum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s