Sambada de Coco do Guadalupe Consciência Negra

artenovembro

Todo primeiro sábado do mês a comunidade do Guadalupe se mobiliza em torno do Centro Cultural Coco de Umbigada para produzir sua sambada. Crianças Negras andam pra lá e pra cá, reúnem-se na calçada, divulgam via redes sociais, jovens aprendizes de várias tecnologias organizam os detalhes. Quando a noite chega. Mãe Beth de Oxum anuncia no microfone que a sambada começou e a partir daí o povo começa a dançar o coco de roda e vai até o amanhecer.

É com essa sabedoria e tradição vinda dos avós da família de Quinho Caetés, músico, percussionista e esposo de Mãe Beth de Oxum que as famílias do Guadalupe ressignificaram suas vidas. O Coco de Roda encontrou seu espaço e juntou todo mundo.

É com essa atmosfera sociocultural que Zumbi será celebrado no mês da consciência Negra, e para reverenciar a memória desse grande líder o Coco de Umbigada realiza a tradicional Sambada de Coco do Guadalupe, que neste mês será realizada pelo Som na Rural com Roger de Renor, no dia 07 de Novembro de 2015, na Rua João de Lima – Guadalupe – Olinda – PE, tendo início as 19:00h com a roda de capoeira angola Braço de Maré (Mestre Melque). Segue às 21:00h com o Lançamento do Filme Herança, 22:00h Apresentação do Afoxé Babá Orixalá Funfun, e a noite segue com muito axé com o Coco de Umbigada e Mestres convidados.

“Em um país, onde jovens negros são assassinados todos os dias, ter tranquilidade para trabalhar, tocar sua música, contar e escrever sua história, produzir sua cultura e aprender os direitos a cidadania, é motivo de orgulho para cada pessoa que vive e participa desse Quilombo.”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s